Vida Integral

Para quem ama comer e não abre mão de ser saudável

Dieta da Moda: vale a pena?

Deixe um comentário

Sugar-vs-Fat

Você se sente atraído pelo apelo da perda de peso rápida e a qualquer custo? Melhor pensar de novo. As “dietas” da moda estão cada vez mais populares, e pensando nisso dois irmãos gêmeos com idade de 35 anos, ambos médicos, resolveram testar durante um mês dois tipos de restrição alimentar ( documentário da BBC Sugarx Fat) .

Um deles, Alexander, cortou radicalmente a ingestão de carboidratdos (pão, massa, doce, arroz, cereais, farinha em geral); o outro, Chris, eliminou o consumo de gordura (frituras, azeites, óleos e alimentos ricos com estes componentes). Eles podiam comer a quantidade que desejassem, sempre respitando as restrições alimentares.

Ao final deste período ambos tinham emagrecido aproximadamente 5Kg; porém as queixas superavam o bem estar. Alexander ( restrição de carboidratos) relatou que se sentia cansado, sem fôlego e com frequentes dores de cabeça. Chris, por sua vez, nunca se sentia satisfeito e beliscava petiscos constantemente.

Houve também uma diminuição de raciocínio mais acentuada em Alexander e os exames laboratorias de Chris mostraram aumento dos níveis de açúcar no sangue (que em longo prazo pode desencadear diabetes e outras doenças crônicas).

Com estes resultados, o ideal é voltar para reeducação alimentar e procurar um especialista que oriente a forma saudável de perder peso.

Autor: Adriana Pessôa

Endocrinologista que se importa com a qualidade de vida de seus pacientes e amigos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s