Vida Integral

Para quem ama comer e não abre mão de ser saudável

A Genética da Felicidade

4 Comentários

blog

A ciência foi além! Um novo estudo, publicado na revista médica The Proceedings of the National Academy of Sciences, desvendou a genética da felicidade, como alguns genes são expressos (ligados ou desligados) dependendo do nosso humor. Os resultados são impressionantes.

Aparentemente os nossos genes são “moralmente” mais elevados que a nossa mente. Esta é a conclusão que os pesquisadores da U.C.L.A. chegaram após solicitar que voluntários saudáveis respondessem a questionários sobre o quão satisfeitos eles estavam com suas vidas. Em seguida, foram realizadas coletas de sangue para analisar as células desses indivíduos.

Diferentes formas de felicidades foram associadas com diferentes expressão de genes. Voluntários cuja felicidade era relacionada a razões egoístas (consumo imediato de “coisas”) apresentaram um perfil menos saudável, com aumento de marcadores de inflamação no sangue. Um estado de inflamação sistêmica pode acarretar doenças como câncer, diabetes e cardiovasculares. Estes indivíduos também tinham menor atividade do sistema imunológico (avaliado pela menor quantidade de marcadores que promovem a produção de anticorpos).

Já os voluntários que atribuíram o momento feliz a um propósito maior e com significado (como por exemplo, ajudar ao próximo) apresentaram um perfil de expressão de genes que desencadeia níveis mais elevados de anticorpos (que combatem infecções) e menores níveis de marcadores inflamatórios.

As nossas ações também influenciam a epigenética!

Autor: Adriana Pessôa

Endocrinologista que se importa com a qualidade de vida de seus pacientes e amigos.

4 pensamentos sobre “A Genética da Felicidade

  1. Que maravilha!!!! Eu sempre achei, o mais importante, estar bem consigo mesmo, para depois poder olhar para o próximo. Beijos.

  2. Adorei!!! Amar aos outros como a ti mesmo…literalmente!
    Obrigadda por compartilhar conosco Adriana esse post.
    Paz e luz sempre!
    Lilian

  3. Pingback: Dinheiro Não Traz Felicidade | Vida Integral

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s