Vida Integral

Para quem ama comer e não abre mão de ser saudável

Dieta Mediterrânea e Proteção Cardíaca

1 comentário

dieta mediterrâneaVocê está considerando um estilo de vida mais saudável e não sabe direito por onde começar? Um bom exemplo vem da região Mediterrânea. A dieta desta população é mundialemnte conhecida pelos seus  inúmeros benefícios. A comunidade científica acaba de comprovar, mais uma vez, o poder da alimentação rica em cereais, azeite de oliva, peixes e nozes na prevenção de doenças cardíacas.

O estudo realizado na Espanha foi publicado em abril de 2013 na revista médica New England. Foram avaliadas 7447 pessoas portadoras de diabetes ou 3 fatores de risco para doença cardíaca (história familiar, tabagismo, pressão alta, colesterol alterado e excesso de peso). Os participantes foram divididos em 3 grupos: o primeiro alimentou-se de forma livre (dieta normal com diminuição de gordura saturada), o segundo com dieta mediterrânea e azeite de oliva extra e o terceiro dieta mediterrânea e nozes extras. Nenhum deles foi encorajado a restringir calorias nem modificar a atividade física.

O resultado foi o esperado; entre as pessoas com alto risco, a dieta mediterrânea, seja com quantidade extra de azeite de oliva ou nozes (castanhas, amêndoas, macadâmias), diminui significativamente as chances de desenvolver doença cardíaca. Nada como uma boa salada grega para proteger o coração!

Autor: Adriana Pessôa

Endocrinologista que se importa com a qualidade de vida de seus pacientes e amigos.

Um pensamento sobre “Dieta Mediterrânea e Proteção Cardíaca

  1. Senssationnel avec une telle Diete sera ideal pour notre santé qui est aujourd´hui bien préocupente. A suivre avec intèrêt le Toubib Adriana dans ces indications allons vivre plus, merci

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s