Vida Integral

Para quem ama comer e não abre mão de ser saudável

Somos Mais Altos: a influência da nutrição

Deixe um comentário

evolution

Você já reparou que somos mais altos do que nossos pais. Esse fenômeno ocorre desde os primórdios do ser humano. Há 3,5 milhões de anos os nossos ancestrais (Australopithecus aferensis) mediam em média 1,2m, o Homo erectus, aproximadamente 1,5milhão de de anos atrás, possuia a estatura de 1,5m e atualmente beiramos 1,82m. Qual a explicação para tal crescimento?

Segundo o pesquisador americano Ron Rosenfeld da Universidade de Washington, que discursou sobre o tema no Endo 2013, esta evolução do crescimento ocorreu principalmente graças a fatores ambientais. Ele explica que centenas de genes atuam na estatura final de cada indivíduo; porém, este papel é sencundário quando comparado com a interferência do meio ambiente, em particular da nutrição.

Rosenthal afirma que a variação da estatura está diretamente relacionada ao acesso ao alimento e seus nutrientes. Esta conexão pode ser observada nos últimos 200 anos, período no qual houve um aumento de 50% no tamanho do corpo e 100% na longevidade. Este fato também representa a melhora no nível econômico da população em geral.

Portanto, a alimentação saudável (rica em nutrientes) é essencial para garantir o melhor crescimento de nossas crianças.

Autor: Adriana Pessôa

Endocrinologista que se importa com a qualidade de vida de seus pacientes e amigos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s