Vida Integral

Para quem ama comer e não abre mão de ser saudável

8 Formas de Aumentar seu Colesterol HDL

14 Comentários

Você provavelmente já sabe que existem dois tipos de colesterol: o ruim (LDL) e o bom (HDL). Níveis elevados de HDL estão relacionados com a redução de doenças cardiovasculares.

As lipoproteinas de alta densidade (HDL) são responsáveis pelo transporte do colesterol em excesso, da corrente sanguínea para o fígado, onde é catabolizado. Portanto, manter o HDL elevado é tão importante quanto abaixar os níveis do LDL.

Aqui seguem algumas dicas para aumentar o seu HDL:

1)      Caminhe: pelo menos trinta minutos por dia

2)      Elimine o excesso de peso

3)      Ingira alimentos ricos em vitamina B (principalmente vitamina B3 e B5)

4)      Ingira alimentos ricos em omega 3

5)      Pare de fumar

6)      Consuma álcool com moderação (uma taça de vinho tinto por dia diminui 40% o risco cardiovascular)

7)      Ingira menos (ou nenhum) açúcar

8)      Diminua drasticamente o consumo de gorduras saturadas e trans

Autor: Adriana Pessôa

Endocrinologista que se importa com a qualidade de vida de seus pacientes e amigos.

14 pensamentos sobre “8 Formas de Aumentar seu Colesterol HDL

  1. Já estou fazendo tudo que você recomenda. Já vejo os beneficios. Obrigada Doc.

  2. les 8 commandements idéal pour avoir une santé irréprochable.
    A suivre avec intérêt les recommendations du toubib Adriana dont je confie avec sérénité total. De la part de Imad

  3. Só preciso fazer uma recomendação. Vou começar essa semana.

  4. Postagem excelente.Gostariamos de alguma postagem de como utilizar o gengibre de diferentes formas,pois,também é muito benefico para a saúde.Obrigado.

  5. FAÇO TODOS OS DIAS EXERCICIOS COMO 40 MINUTOS DE ESTEIRA,30 MINUTOS DE EXERCICIS FISICO,ME ALIMENTO SÓMENTE DE FRUTAS,VERDURAS E LEGUMES MESMO ASSIM MEU NIVEL DE HDL ESTA BAIXO E O LDL ALTO QUAL SERIA A ORIENTAÇÃO?

    • Ola Maria Olinda. A genética também tem um papel importante no caso da Dislipidemia (alterações do colesterol). Quando ocorre elevação do LDL apesar da alimentação saudável e práticas de exercício, a orientação é procurar o seu médico. Caso o LDL esteja muito elevado (acima de 160mg/dL ou em casos com doenças associadas acima de 100 a 130mg/dL dependendo da doença) é necessário entrar com medicação, no caso as estatinas. Porém, é indispensável o acompanhamento médico.
      Abraço
      Adriana

  6. Tenho uma duvida: meu hdl esta abaixo de 40mg/dL, se eu iniciar as atividades e recomendações citadas qual seria a % de aumento em meu hdl? Grato

    • Olá Gustavo! Sua dúvida é extremamente pertinente. As recomendações do post são observacionais, portanto não existe um número específico de aumento de HDL se você fizer tudo que for sugerido. Porém, vale a pena seguir as orientações por diversas razões que incluem um aumento discreto (em torno de 10 mg/dL)do HDL.
      Nós, endocrinologistas, estamos atentos ao HDL há algum tempo, inúmeros medicamentos estão sendo testados (ainda sem muito sucesso) com o intuito de aumentar este colesterol que protege os vasos sanguíneos. O que se sabe é o seguinte:
      -pessoas que possuem HDL alto tem menor risco de desenvolver doença cardiovascular, isso sendo um fator genético protetor
      -as taxas de HDL e LDL estão extremamente relacionados a fator genéticos
      – os medicamentos que aumentaram o HDL (como a niacina) não tiveram melhores resultados no desfecho, ou seja não preveniram doenças cardiovasculares ao fim dos estudos
      – vale mais a pena controlar o LDL (colesterol ruim) para evitar doenças cardiovasculares. Na verdade este é a única medida efetiva para evitar doenças como derrame, infarto, demência precoce.
      Portanto, se o seu LDL é elevado vale a pena procurar um médico para tratar a dislipidemia (colesterol ou triglicérides aumentados).
      Abraço
      Adriana

  7. Tenho que fazer alguns exames para concurso público e meu colesterol HDL deu 37. Isso é baixo? Como aumento?

    Também tomo creatina e proteína, isso pode alterar algo nos exames?

    Grato!

  8. Dra. boa noite, nesta semana fiz um exame de sangue, o meu colesterol total: 156 mg/dl, não estava alto, mas o HDL estava 30 mg/dl, devo me preocupar.

    • Olá Frizi,
      Não precisa ficar preocupado. O colesterol que realmente é perigoso é o LDL, que quando está alta deve ser tratado pois acarreta doenças como infarto do miocárdio, derrames (AVC) e demência. No entanto, sabe-se que as pessoas que possuem o HDL (genética) alto tem uma proteção contra as doenças citadas. Ou seja, ter o HDL alto é bom, mas o mais importante é ter o LDL baixo.
      Abraço
      Adriana

  9. Bem meu triglicerídeos chegou a 1748 … E estou fazendo uso de genfibrozila 600mg de 12 em 12h , e com 3 meses de uso do medicamento o nível do triglicerídeos baixou para 247 … O meu hdl ta baixo 28, o sei que isso é genético tenho imc dentro da média ,se perder peso vou ficar com imc muito baixo …. Há alguma doença que explique ou se aproxime do meu caso ? Não tenho acúmulo de gordura no corpo… Só meu sangue que acumula gordura

  10. vou acompanhar a postagem

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s